A acupuntura consiste na introdução de agulhas em algumas terminações nervosas que estão situados em canais (meridianos) e ao inserir a agulha levemente na pele, são liberadas substâncias produzidas naturalmente pelo organismo, como endorfina e serotonina, ligadas à sensação de bem-estar e de efeito analgésico. Por esse motivo, a dor é bloqueada, aliviando o seu animal logo após a primeira sessão.
A acupuntura pode ser indicada para:
- Doenças do sistema nervoso (seqüelas de cinomose, epilepsia idiopática);
- Doenças respiratórias, cardíacas, reprodutivas, sistema locomotor (doenças articulares degenerativas, artrites, osteoartrites, displasia coxo femoral);
- Patologias dérmicas, afecções da coluna vertebral (hérnias, calcificações de disco, diminuição de espaço intervertebral, patologias degenerativas, traumas);
- Incontinência fecal/urinária;
- Insuficiência renal entre outras.
O tratamento tem sido combinado com outras modalidades terapêuticas como medicamentos homeopáticos, fitoterápicos (formulações chinesas), florais ou alopáticos.
As sessões duram entre 15 a 45 minutos, podendo ser utilizadas a Eletroacupuntura (estímulos elétricos dos pontos), Acuinjeção (aplicação de produtos medicinais nos pontos de acupuntura, causando um efeito prolongado no local) e Moxabustão (aplicação através do calor).
É feito um protocolo de tratamento para seu animal e, com base no histórico, é estabelecido o tempo de tratamento adequado.