Assim como os seres humanos, os animais sofrem, sentem dor, apresentam angústias e estresse.
As situações de incapacidade para as tarefas diárias mais simples, como beber água, comer e fazer as necessidades fisiológicas gera estresse e angústia. Se essa incapacidade estiver acompanhada de dor, a angústia e o estresse estarão elevados a níveis muitas vezes insuportáveis.
Ao contrário dos seres humanos, os animais apresentam uma capacidade elevada de manter as tarefas diárias diante de um quadro de dor, vindo a demonstrá-la somente quando esse quadro se torna insuportável.
Em vista desse fator, o diagnóstico de situações de dor e o alívio dos sintomas se tornam tarefas de urgência para o Médico Veterinário especialista em Reabilitação animal.
A principal missão do Fisioterapeuta Veterinário é diagnosticar os fatores causadores de incapacidade e dor e promover a reabilitação do animal proporcionando e ele uma boa qualidade de vida e capacitando o mesmo para o convívio com os seres humanos e outros animais no mesmo ambiente.
O trabalho conjunto entre o Fisioterapeuta Veterinário e o proprietário do animal deve ter como objetivo final o bem estar animal.