O condicionamento físico de um animal é a capacidade que este possui de realizar atividades físicas.
São diversos os fatores que limitam a capacidade de um animal em realizar exercícios físicos, entre eles, a obesidade e a falta de exercícios diários.
As patologias limitantes de movimento e as cardiopatias também são fatores que produzem uma perda de condicionamento físico.
Você tem tempo para o seu pet?
Os animais que vivem em grandes centros urbanos acabam por ser um reflexo da vida agitada de seus proprietários. São poucos os proprietários de animais de estimação que dispõem de tempo vago para levar seus companheiros para realizar os exercícios mais elementares, como a caminhada.
Os locais onde esses animais vivem não ajudam em seu condicionamento por serem, em sua maioria, pequenos quintais ou apartamentos com pouca metragem.
Somando-se a isso, a falta de outro animal para companhia torna o dia dele muito tedioso, o que o leva a dormir grande parte do tempo.
O resultado da ociosidade diária é o acúmulo de gordura e o enfraquecimento das estruturas esqueléticas, como os ossos, os músculos e suas estruturas complementares, com o conseqüente aumento das patologias associadas.
Exercícios Físicos
A proposta do Instituto Brasileiro de Recursos Avançados é proporcionar a esses animais de estimação a quantidade necessária de exercícios em períodos pré-determinados, de acordo com a possibilidade de seus proprietários, para que eles possam adquirir um excelente condicionamento físico e venham a ter melhor qualidade de vida, longe das doenças provocadas pelo sedentarismo.
Ambulatório Social
No Ambulatório Social do IBRA oferecemos estágios monitorados para nossos alunos dos cursos de Fisioterapia e Acupuntura. Por um preço símbólico, atendemos cães, gatos e pequenos animais que necessitem tratamento fisioterápico ou de acupuntura.
O processo é acompanhado todo o tempo por um professor.
Atendemos segundas e sextas das 8h30 às 15h30, para mais informações clique aqui